O novo sistema de depósito e retorno ainda não entrou em funcionamento em larga escala, a nível nacional, mas os efeitos já começaram a sentir-se no sistema de reciclagem de embalagens, como consequência dos projectos piloto que têm vindo a ser desenvolvidos um pouco por todo o país.
O Electrão integrou um desses projectos piloto - o “MAFRA reciclar a valer+” - em colaboração com vários parceiros. O projeto, que decorreu ao longo de 14 meses, até junho de 2022, permitiu globalmente a recolha de mais de 2,5 milhões de embalagens usadas de bebidas, o equivalente a 71 toneladas. No total, em 2022, foram distribuídos mais de 90 mil euros em incentivos.
Este modelo, complementar ao tradicional ecoponto, permite alavancar a reciclagem de embalagens de bebidas, de plástico e alumínio, até três litros, na medida em que envolve o consumidor através de incentivos, como descontos no supermercado.
Ao nível operacional este sistema permite recolher material com elevada qualidade e baixo índice de contaminação impulsionando a economia circular.